sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Bárbara Borges luta contra preconceito em novela

| | Bla bla bla





Bárbara Borges tem certeza de que não é disléxica, mas já sofreu na pele dramas semelhantes vividos por sua personagem, Clarissa, em Duas Caras. No dicionário, uma pessoa com dislexia é aquela que tem dificuldade na leitura e na escrita, que resulta num aprendizado deficitário.
» Leia mais notícias em O Dia

"Não tenho dislexia, mas algumas matérias no colégio me davam branco. Ficava nervosa demais. Na adolescência tive complexo de magreza. Também deixei de ir a algumas festas porque achava que o meu cabelo era feio demais. Mas isso era complexo, não tem nada a ver com dislexia, que as pessoas pensam que é uma doença. Dislexia é um distúrbio hereditário e não tem esse papo de cura", explica ela.

Antes de entrar em cena para viver a jovem na trama de Aguinaldo Silva, Bárbara teve a ajuda da Associação Brasileira de Dislexia (ABD) para se aprofundar neste universo, até então, pouco conhecido por ela. Hoje, com quatro meses de novela no ar, a atriz já domina o assunto e se sente muito mais à vontade para dissertar sobre o tema. E até contestar: "Recebi um e-mail dizendo que a dislexia da Clarissa é exagerada demais. Fiquei preocupada com isso, mas na ABD eles me explicaram que de todas as pessoas que têm dislexia, 2% sofrem da dislexia severa. Acredito que o Aguinaldo está usando este tipo para chamar mais a atenção das pessoas", diz ela, que acha o tema pouquíssimo explorado.

Segundo a ABD, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. As pesquisas mostram que entre 5% e 17% da população mundial é disléxica.

"As pessoas tratam disléxicos como burros, bobos e eles têm que aturar deboche na escola. Acho que a Clarissa vai ajudar a essas pessoas", aposta a atriz, que recebeu uma carta de uma menina de 11 anos contando que estava muito feliz em se ver 'representada' na televisão.

Após o término recente com o noivo, o designer Rogério Camolez, 29 anos, Bárbara conta que mergulhou no trabalho e tem conseguido se recuperar do fim da relação de quase três anos. "Estou bem e muito focada no meu trabalho", garante ela, que acaba de rodar seu primeiro filme.

Previsto para ser lançado em junho, Vingança é a história de uma menina que é violentada em Pedro Osório, interior do Rio Grande do Sul, e vai se vingar do rapaz. José de Abreu, Márcio Kieling, Guta Stresser e Eron Cordeiro também estão no elenco do filme, um misto de drama e suspense, de Paulo Pons.

"A história é muito misteriosa, nada é o que parece ser", conta Bárbara, sem adiantar detalhes do roteiro e empolgadíssima com a oportunidade de estrear na sétima arte.

Crise entre mãe e filha
Há duas semanas, a personagem de Bárbara vem ganhando destaque na trama. No capítulo de amanhã, Clarissa vai descobrir que João Pedro (Herson Capri) é o seu verdadeiro pai e vai ser submetida a um teste de DNA. Como ela já havia perguntado a Célia Mara (Renata Sorrah) sobre essa possibilidade, Clarissa vai ficar magoada e chorar muito porque sua mãe mentiu.

"Elas sempre tiveram um relacionamento sincero, a Clarissa não vai entender por que a mãe escondeu isso dela durante esse tempo todo. Logo em um momento em que ela está muito feliz por ter conseguido se acertar com o Duda (Guilherme Gorski)", adianta Bárbara, que colhe elogios nas ruas de sua atuação ao lado de Renata Sorrah.

"O que eu mais ouço falar é que as duas parecem mãe e filha de verdade. Sinal que estamos em sintonia", comemora ela. O entrosamento da dupla começa antes de ir para o estúdio. Na maquiagem, as atrizes já passam o texto do dia e conversam sobre as cenas.

0 comentários: